Esta é uma comparação técnica e imparcial sobre ambos os vocalistas do Helloween. Andi Deris, atual vocalista desde 1994 até hoje. E Michael Kiske, até 1993, atual Unisonic e Helloween de novo desde 2016. O objetivo da mesma não é apontar qual o melhor ou pior, apenas demonstrar, através de dados, características de ambos os vocalistas. Kai Hansen não será considerado nesta pesquisa já que o mesmo não ficou tanto tempo como vocalista da banda. Apenas em um álbum, o brilhante "Walls of Jericho", para se dedicar exclusivamente a grandes composições do Helloween e às guitarras, ao lado do não menos importante em ambas as posições, Michael Weikath. O mesmo foi feito por Timo Tolkki no Stratovarius, por exemplo, nos anos 1990.
Sabe-se que Michael Kiske canta mais agudo por conta do mesmo ser classificado como baixo tenor, o que não tem nada a ver com extensão vocal. Exemplo: Axl Rose é classificado como barítono e sempre possuiu uma extensão vocal altíssima. Por muito tempo considerada a maior de todas.
Já o Andi Deris, também classificado como alto barítono, possui uma extensão vocal altíssima, equivalente e até ligeiramente maior que a do Michael Kiske, dadas as informações que temos até o momento.
Ambos tiveram papel importante na banda Helloween. Michael Kiske por contribuir para a mesma ser mundialmente conhecida, com a sua melódica voz. E Andi Deris por ter feito o Helloween renascer das cinzas, após o fatídico, ou talvez, incompreendido "Chameleon" e também deixar a banda mais conhecida ainda.
Como letristas. Michael Kiske se destaca por seu trabalho solo como compositor. Andi Deris se destaca por seu trabalho de compositor no Helloween e de diversas outras bandas que também produz.
Vamos então às notas mais altas e mais baixas atingidas por ambos os vocalistas:
Vocalista: Andreas Deris (Andi Deris)
Tipo de voz: Alto Barítono
Extensão vocal: C2-G♯5
Notas Médias e Altas Significativas:
G♯5 ("Talk to the Moon", "Hocus Pocus")
G5 ("Do You Know What You Are Fighting For", "Dreambound", "Push", "Rolling Down a Thunder", "Silent Rain", "Stray Kid", "The Invisible Man", "The King for a 1000 Years")
F♯5 ("Burning Sun", "I Want Out" live, "Nabataea", "Occasion Avenue", "Pleasure Drone")
F5 ("A Game We Shouldn't Play", "Child of Sorrows", "Kill It", "Nabataea", "Occasion Avenue", "Sugar for Love", "The Invisible Man", "The Smile of the Sun", "The Time of the Oath", "Where the Sinners Go", "World of War")
E5 ("Are You Metal", "Can Do It", "Eagle Fly Free" live, "Mr. Torture", "Push", "Signs of Danger", "Sugar for Love", "Sun 4 the World", "Take Those Tears", "We Damn the Night")
E♭5 ("A Game We Shouldn't Play", "All Over the Nations", "Asshole", "How Many Tears" live, "I Can", "Just a Little Sign", "Let Your Love Fly Free", "Make Fire Catch the Fly", "Must Be Dreaming", "My Life for One More Day", "Occasion Avenue", "Pleasure Drone", "Rolling Down a Thunder", "Silent Rain", "Stray Kid", "Sugar for Love", "The Bells of the 7 Hells", "The Dark Ride", "World of War")
D5 ("Burning Sun", "Can Do It", "Cock", "Eagle Fly Free" live, "Escalation 666", "Fallen to Pieces", "Far From the Stars", "Live Now", "Pleasure Drone", "The Bells of the 7 Hells", "The Sage, the Fool, the Sinner", "The Time of the Oath", "Wake Up the Mountain", "Who Am I")
C♯5 ("A Game We Shouldn't Play", "A Handful of Pain", "Eagle Fly Free" live, "Enamoria", "Forever and One (Neverland)", "Just a Little Sign", "Mr. Torture", "Pleasure Drone", "Sole Survivor", "The Invisible Man", "The King for a 1000 Years", "The Last Days of Rain", "This Could Go On Forever", "Waiting For the Thunder", "Why?", "Will We Ever Change")
C5 ("A Perfect Day", "Asshole", "Can Do It", "Don't Listen to the Radio", "Dreambound", "Fallen to Pieces", "Final Fortune", "Heaven Tells No Lies", "Hold Me in Your Arms", "If A Mountain Could Talk", "If I Could Fly", "I Stole Your Love", "Immortal (Stars)", "Keeper's Trilogy", "Kill It", "My Life for One More Day", "Occasion Avenue", "Paint a New World")
B4 ("A Handful of Pain", "All Over the Nations", "Dangerous", "Eagle Fly Free" live, "Final Fortune", "Forever and One (Neverland)", "Hey Lord!", "I Can", "I Live for Your Pain", "Sun 4 the World", "The Bells of the Seven Hells", "Waiting For the Thunder")
B♭4 ("A Handful of Pain", "A Tale That Wasn't Right" -Unarmed version-, "As Long As I Fall", "Banker's Delight (Dead or Alive)", "Blind", "Church Breaks Down", "Don't Listen to the Radio", "Dreambound", "Heaven Tells No Lies", "If A Mountain Could Talk", "Kill It", "Let Your Love Fly Free", "Light the Universe", "Live Now", "Long Live the King", "Must Be Dreaming", "Nabataea", "Paint a New World", "Salvation", "Silent Rain", "Sole Survivor", "Star Invasion", "Steel Tormentor", "The King for a 1000 Years", "This Could Go On Forever", "Time", "Where the Rain Grows", "Why?")
A4 ("Dreambound", "Escalation 666", "If I Could Fly", "I.M.E.")
Notas Baixas Significativas:
B2 ("Cock", "Enamoria", "Forever and One (Neverland)", "If A Mountain Could Talk", "Immortal", "Revelation", "The Saints", "The Smile of the Sun", "Wake Up the Mountain")
B♭2 ("As Long As I Fall", "Banker's Delight (Dead or Alive)", "Blind", "Occasion Avenue", "The King for a 1000 Years", "This Could Go On Forever")
A2 ("Asshole", "Hold Me in Your Arms", "I.M.E.", "Live Now", "Nabataea", "Where the Sinners Go")
G♯2 ("A Handful of Pain", "Blind", "Dyin' Century", "Forever and One (Neverland)", "Must Be Dreaming", "Occasion Avenue", "Talk to the Moon", "Waiting For the Thunder", "Wake Up the Mountain")
G2 ("A Perfect Day", "Electric Eye", "Hold Me in Your Arms", "Not Yet Today", "The Dark Ride", "The Invisible Man", "Time")
F♯2 ("A Handful of Pain", "Enamoria", "Not Yet Today", "Waiting For the Thunder", "Who Am I")
F2 ("Occasion Avenue", "The Smile of the Sun", "Time")
E2 ("Cock", "Electric Eye", "Wake Up the Mountain")
E♭2 ("Banker's Delight (Dead or Alive)", "Must Be Dreaming", "Kill It", "Silent Rain", "The Dark Ride", "Waiting For the Thunder")
D2 ("Cock")
C♯2 ("A Handful of Pain", "As Long As I Fall", "Enamoria", "Make Fire Catch the Fly", "Must Be Dreaming", "The Invisible Man")
C2 ("Fallen to Pieces")
Vocalista: Michael Kiske
Tipo de voz: Baixo Tenor
Extensão Vocal : E2-A5
Notas Altas Significativas:
A5 ("Follow The Sign" live in Manchester 1987, "Ride the Sky" live in Tilburg 1987, "Someone's Crying")
G♯5 ("How Many Tears" live Manchester '87, "The Ethereal Dream")
G5 ("Dr. Stein", "Eagle Fly Free" live New York '89, "Halloween", "How Many Tears" live in Koln '92, "Keeper of the Seven Keys", "Over the Rainbow", "Reach Out For The Light" live, "Ride the Sky" live in Birmingham 1988, "Starlight", "Victim of Changes" live, "Where Clock Hands Freeze", "You Always Walk Alone")
F♯5 ("Exceptional", "Giants", "How Many Tears" live, "I'm Alive" live Hell on Wheels '87, "Keeper of the Seven Keys", "Streets of Fire", "The Chance")
F5 ("Eagle Fly Free", "Halloween", "Key to the Universe", "New Horizons", "Someone's Crying", "The Tower")
E5 ("A Tale That Wasn't Right" live, "Farewell, "Future World", "Halloween", "I Want Out", "Keeper of the Seven Keys", "Key to the Universe", "Mankind", "March of Time, "Save Us", "The Chance", "The Tower", "Twilight of the Gods", "Victim of Fate", "Wastelands", "We Got the Right")
E♭5 ("Absolution", "Dweller in a Dream", "Farewell", "Hello Moon", "So Sick", "Where Clock Hands Freeze", "Your Time Has Come")
D5 ("A Little Time", "A Tale That Wasn't Right", "Cross the Line", "Do I Remember a Life?", "Dweller in a Dream", "Easy", "Exceptional", "For the Kingdom", "I'm Doin' Fine Crazy Man", "Not Gonna Take Anymore", "Rise and Fall", "The Calling", "Twilight of the Gods", "Wastelands", "We Got the Right", "Your Time Has Come", "Your Turn")
C♯5 ("Absolution", "Back on the Streets", "Exceptional", "Giants", "Hello Moon", "I Believe", "Place Vendome", "The Tower", "We Got the Right", "We Rise", "When the Sinner")
C5 ("Eagle Fly Free", "I Will Be Gone, "Never Change Me", "Philistine City", "Savior in the Clockwork", "Stargazers", "We Got the Right")
B4 ("Back on the Streets", "Cross the Line", "Hello Moon", "I Believe", "I Will Be Gone", "Longing", "Music", "Philistine City", "Revolution Now", "Revolution Renaissance", "Sign of the Times", "Silver Maiden", "Streets of Fire", "The Calling", "The King of it All", "Twilight of the Gods", "You Always Walk Alone", "Your Turn")
Notas Baixas e Médias Significativas:
C♯3 ("Exceptional")
C3 ("Windmill", "You Always Walk Alone" 2008 Version)
B2 ("Mary in the Morning", "I Believe", "Set Me Free", "No One Ever Sees Me")
B♭2 ("Music", "In the Night", "So Sick", "Runaway Train", Elvis impression)
A2 ("Revelations", "I Really Don't Want to Know", "Keeper of the Seven Keys", "Mary in the Morning", "No One Ever Sees Me")
G♯2 ("Runaway Train", "Music")
G2 ("Key to the Universe", "So Sick", "Somebody Somewhere", "Revelations", "Kings Fall", "Victim of Fate")
F♯2 ("Halloween," "Easy", "Time's Passing By")
F2 ("Never Change Me", "Shadowfights")
E2 ("Shadowfights", "Love Letters", "Future World" live acoustic)
Há algum tempo atrás foi postado também um vídeo no Youtube comparando os vocalistas Andi Deris e Michael Kiske, sendo que ambos foram vencedores. O Kiske por cantar mais melódico e o Deris por ser melhor compositor e cantar com uma voz mais hard rock. Confira abaixo:
Conclusão:
Ambos os vocalistas são excelentes e marcaram a história do Helloween e do Power Metal. Andi Deris e Michael Kiske possuem extensões vocais similares. A opinião sobre quem é melhor ou não é simplesmente subjetiva, pois não é o fato de um vocalista cantar mais alto ou mais baixo que definirá quem é o melhor. E sim todo o conjunto que inclui devoção à banda, talento como compositor, presença de palco e versatilidade vocal.
Algumas das fontes vieram de tópicos como The Range Place, que podem ligeiramente se alterar a medida que forem adicionadas novas notas atingidas por ambos os vocalistas.
Também é possível notar que 3 oitavas, 4-1/2 notas do Deris é maior do que 3 oitavas, 3 notas do Kiske.
Fontes:
http://www.vintagevinylnews.com/2014/05/digging-deeper-axl-rose-is-not-singer.html
http://therangeplace.forummotions.com/t367-andi-deris
http://therangeplace.forummotions.com/t171-michael-kiske
https://whiplash.net/materias/curiosidades/222764-helloween.html
Célio Azevedo.
Jornalista, produtor musical e CEO da Rock News.